Migração Nordestina nos olhares de Damião e Veronildes
"O povo nordestino que construiu praticamente todo o Rio de Janeiro"
Essa foi a frase de Damião, um dos personagens desse filme. O senhor de 80 anos conta um pouco sobre a sua vida no Rio Grande do Norte e como as dificuldades de lá fizeram com que ele fosse até o Rio de Janeiro.
Rio Grande do Norte
Desenvolvido por:
- Mateus Wagner
- Jéssica Moura
Zona Portuária do RJ
Esse lugar é o ponto em comum entre o casal. A união. Representava tanto o tudo quanto o nada. O começo de uma nova vida e o fim da estrada que haviam percorrido em seu lugar de origem: o Nordeste. Seu Damião diz se lembrar de tudo assim que chegou. Se sentiu triste porque a cidade estava nublada e não era assim que ele imaginava quando falavam sobre a cidade maravilhosa. Dona Veronildes já se recorda pouco. Quando ouvia falarem sobre o Rio de Janeiro, ela imaginava um rio literalmente falando.
" 'Vem cá para brincar com meus filhos'. Chegava lá não era nada disso... Era para fazer serviço"
Esse depoimento por parte de dona Veronildes chama a atenção. Ainda mais porque evidencia como, desde cedo, as crianças tinham que trabalhar para que fosse possível ajudar em casa, financeiramente falando. Realidade essa que acompanhou a senhora de 65 anos quando criança, e que diversas outras crianças ainda enfrentam nos dias de hoje, infelizmente.
Salvador, Bahia